Conhecer bem sua equipe é essencial para uma gestão eficaz. Sabemos que lidar com pessoas é estar em contato com diversas histórias, expectativas e personalidades diferentes e nem sempre é possível conhecer a fundo ou se conectar individualmente com todo o seu time.
E para isso, uma ferramenta amplamente utilizada em marketing pode ser útil na gestão de pessoas: a criação de personas.
Assim é possível partir de referências gerais para criar um personagem único que represente características em comum do grupo.
Definir uma persona na gestão de pessoas significa criar mais empatia e proximidade, facilitando a comunicação e a definição de estratégias mais assertivas.
Este mapa de empatia reúne várias questões relevantes para preencher e analisar, servindo como um guia para delinear um perfil geral - a persona - de sua equipe.
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o que significa e como criar uma persona?
Comumente utilizada no marketing a persona é a representação fictícia do público-alvo de um negócio, traduzida em um personagem único. Sempre baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas do grupo em questão, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo, forma de comunicação e estratégias de impacto para o público.
No caso da gestão de pessoas, o público-alvo é seu time e criar uma persona é construir uma ideia clara e real de quem são, no que se interessam e o que procuram.
Utilize o Mapa de Empatia para recolher informações importantes e estruturar o perfil da sua equipe com mais facilidade. Vale fazer entrevistas, pesquisas e bate-papos com alguns integrantes para coletar os dados que você precisa.
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