[GRÁTIS] Matriz de Eisenhower aplicada à Gestão de Pessoas

uma ferramenta simples para organizar e priorizar as tarefas e delegar de forma mais assertiva às suas equipes.

A organização na gestão de pessoas é essencial. Um bom líder deve conhecer o nível de maturidade e capacidade de produção de sua equipe e alinhá-las com as tarefas delegadas de forma correta.

Com um número cada vez maior de projetos para executar, nem sempre fica claro qual a prioridade e urgência de cada tarefa e para isso, a Matriz de Eisenhower pode ser extremamente útil.

Criada pelo 34º presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, a intenção da Matriz de Eisenhower é organizar de forma simples e objetiva as atividades que precisam ser feitas de acordo com dois critérios básicos: urgência e importância. 

Organize-se com esta ferramenta e entregue para seu time a categorização mais precisa o possível para otimizar a produção e entregar tasks com qualidade e dentro do prazo.

// benefícios da Matriz de Eisenhower:

  • Priorização de tarefas mais urgentes e importantes para a empresa;
  • Equipes e gestores com organização e clareza das atividades;
  • Ganho em produtividade;
  • Evita entregas fora do prazo;
  • Maior agilidade e foco na execução de tarefas;
  • Ordem de execução baseada na racionalidade;
  • Tomadas de decisão mais assertivas.

Preencha o formulário e faça o download dessa ferramenta gratuita! ✔️

desenvolva suas soft skills:

// gestão de pessoas
habilidade humana de gerir com sucesso equipes multidisciplinares, identificando e ajudando a desenvolver e aplicar o potencial de cada pessoa em prol de um resultado em conjunto. Outras soft skills também são necessárias para um bom gestor(a) de pessoas, como liderança, ética e empatia.
// orientação para servir
capacidade de trabalhar em equipe tendo a facilidade em oferecer apoio e auxiliar outros membros de um time para chegar em um objetivo comum. Essa skill também contempla o pensamento estratégico sobre todas as esferas de trabalho com o foco em bem servir o cliente/usuário final, contribuindo para uma cultura Consumer Centric.

como utilizar:

passo a passo de como utilizar a Matriz de Eisenhower

A matriz segue um plano cartesiano, em que você deve preencher cada seção com as tarefas correspondentes tendo sempre em vista os critérios de urgência e emergência.

// Com a sua matriz em mãos, inicie no primeiro quadrante definindo as tarefas urgentes e importantes. São aquelas que merecem prioridade e não podem ser adiadas.

// No segundo quadrante, você deverá assinalar quais tarefas são importantes mas que não precisam ser executadas com caráter de urgência. Aqui estamos nos referindo aos afazeres de médio e longo prazo.

// No terceiro quadrante, coloque as tarefas que não são tão importantes mas que precisam ser realizadas com urgência. Aqui se encaixam as tarefas que merecem prioridade, pois o prazo para que elas sejam concluídas está se esgotando.

// Por fim, no quarto quadrante ficam todas as tarefas que não são importantes nem urgentes. Essa etapa da Matriz é importante para que você saiba com o quê você não deve perder seu tempo. As tarefas deste último quadrante podem ser descartadas ou executadas a longo prazo, sem pressa.

Essa categorização simples deve te ajudar a entender onde concentrar os esforços de foco e velocidade de execução da sua equipe. Distribua as tarefas conforme suas categorias e lembre-se de passar as orientações necessárias sobre a prioridade de cada uma aos executantes.

Preencha o formulário e faça o download dessa ferramenta gratuita! ✔️